10 de mai. de 2015

CNBB realiza pesquisa entre os padres do Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, irá aplicar a partir desse mês de maio, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, uma pesquisa entre os padres do Brasil para traçar o perfil dos presbíteros diante das diferentes realidades do país. Um questionário está sendo enviado a todos os presbíteros para que cada um, pessoalmente, responda às questões apresentadas.

O objetivo da pesquisa é traçar um perfil do presbítero brasileiro, inserido nas diferentes realidades que caracterizam a presença da Igreja presente no território nacional. Segundo Dom Jaime Splenger, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, os questionários estão sendo encaminhados a todas as Dioceses e espera-se retorno em curto prazo.

“As questões são relativamente simples, de fácil compreensão; as opções de respostas visam também facilitar o trabalho a ser realizado por cada presbítero”, explica Dom Jaime.

O questionário é destinado aos presbíteros, portanto, não é prevista a participação dos fiéis. Ao final da aplicação da pesquisa a CNBB irá avaliar a publicação dos dados.

“Após a tabulação dos dados coletados, poder-se-ia avaliar a conveniência ou não de fazermos uma publicação dos mesmos. A Comissão Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, de acordo com a presidência da CNBB, poderá socializar os dados”, destacou.

A expectativa é de que o questionário preenchido seja devolvido à Comissão até o final de junho de 2015. A partir desse momento, terá inicio o trabalho de tabulação das informações recebidas.

“Para esse trabalho será conveniente contar com instituição competente. Finalizada essa tarefa, cremos haver à disposição elementos para avaliação e estudos sobre o perfil do presbítero no Brasil. Sobretudo, os Bispos e os próprios presbíteros terão à disposição muitas informações sobre esse parcela particular da comunidade eclesial” finalizou.

A pesquisa foi anunciada durante a realização da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que se realizou de 14 a 25 de abril em Aparecida (SP-CNBB).


Fonte: Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário