23 de jan. de 2019

Missa da Cerimônia de Abertura da JMJ 2019


Aconteceu no último dia 22 de janeiro a Missa da Cerimônia de Abertura da XXXIV Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2019) que neste ano tem como Tema "Eis Aqui a Serva do Senhor. Faça-se em mim a tua Palavra" (Lc 1, 38), foi presidida pelo Arcebispo da cidade do Panamá Dom José Domingo Ulloa e concelebrada por Cardeais, Arcebispos, Bispos e Padres que se fizeram peregrinos junto aos jovens provenientes de todos os continentes.

Segundo o arcebispo, o Panamá está preparado para receber aos peregrinos, compartilhar suas tradições, riqueza multi-étnica e pluricultural, mas especialmente para compartilhar a alegria da fé em um Deus.

Na Homilia Dom José salientou que "As vezes os adultos pensam que os jovens não querem ouvir, que são surdos e vazios. No entanto, a realidade é diferente. Eles precisam de orientação".

Chamou atenção lembrando que os jovens são "Os verdadeiros protagonistas das mudanças e transformações que a humanidade e a Igreja exigem estão nas suas mãos." e para "assumir este grande desafio, devem preparar-se conscientemente, conhecendo sua história pessoal, familiar, social e cultural, mas acima de tudo, sua história de fé."

Dom José Ulloa salientou que "Aos olhos de Maria, cada jovem pode redescobrir a beleza do discernimento; Em seu coração, você pode experimentar a ternura da intimidade e a coragem do testemunho e da missão."

O arcebispo Ulloa lembra: "A Primeira Jornada Mundial da Juventude Indígena deve ressaltar a importância de sua participação ativa na construção de outro mundo possível, onde aconteça o respeito à cultura e tradição."

"Ser santo não é ter rostos de figuras dos selos que compramos mas que TODOS nós podemos ser santos!", dizia o arcebispo Ulloa aos jovens.

Dom José Domingo finaliza a sua homilia afirmando que nesta Jornada quem vai levar a juventude pela mão será Nossa Senhora e o Papa Francisco, como Vigário de Jesus Cristo, irá fortalecer e confirmar-nos na fé de todos os jovens peregrinos.

O Papa Francisco chega ao Panamá nesta quarta-feira, 23 de janeiro

Confira abaixo a transmissão da missa de Abertura através da TeleVid do Panamá

Fonte: Twitter Oficial #Panama2019





Nenhum comentário:

Postar um comentário